Gestor da Ulbratech planeja trazer conferência de Inovação ao RS


O diretor da Rede de Inovação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbratech) e presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Científicos e Tecnológicos (Reginp), Márcio Machado, planeja trazer a próxima Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A submissão da candidatura do município à sede da 28ª edição do evento, previsto para 2018, foi oficializada no dia 25 de julho e reafirmada através da visita de uma comitiva da Reginp à cidade, no último dia 28. 

Na ocasião, a delegação de dirigentes da Reginp, composta também pelo gestor da Incubadora Tecnológica da Ulbratech e tesoureiro da Rede, Alexandre Ströher,  foi recebida pelo prefeito , Guilherme Pasin, e secretário de Turismo, Gilberto Durante.  O grupo conheceu melhor a infraestrutura de Bento Gonçalves, que, juntamente de Gramado (RS), é uma das apostas da delegação para o encontro itinerante anual da Anprotec, órgão que regula as iniciativas de pesquisa e inovação  tecnológica desenvolvidas no Brasil.     

Conforme Machado, a indicação dos dois municípios se deve tanto pela localização geográfica privilegiada, facilidade de acesso, quanto pela hospitalidade da região das Hortênsias, conhecida como polo turístico internacional. "A questão turística é sempre importante para a realização de congressos e seminários e a Serra Gaúcha tem uma infraestrutura privilegiada para o tipo de evento que queremos trazer", explica.

Articulada por meio de reuniões com o poder executivo de Bento Gonçalves, com a equipe do Hotel Dallonder e com a Gramado Convention & Visitors Bureau, fundação sem fins lucrativos que congrega empresários do comércio e do setor hoteleiro local, a proposta de candidatura ainda aguarda aprovação. "Estamos esperando um retorno da Anprotec, que pode acontecer ainda nesta semana", aponta Machado, que pretende defender sua indicação no processo de eleição da próxima sede que acontecerá em outubro, simultaneamente à conferencia deste ano, em Fortaleza/CE.

Encontro na Assembleia Legislativa debate inovação e superação de crises.

A convite da presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Silvana Covatti, o diretor da Ulbratech, Márcio Machado, participa nesta quarta-feira, 3 de agosto, de um grande expediente que ocorre às 14h no Plenário 20 de setembro da AL, em Porto Alegre. O encontro deve tratar de inovação enquanto alternativa para a superação da grave recessão econômica pela qual passa o estado. Sob o tema Parques Tecnológicos - Uma Oportunidade para Superar a Crise, o evento contará com a presença de empresários e parlamentares gaúchos. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Vilmar Zanchin. 

Marcus de Freitas Perez

Jornalista MTb 17.602