Gestor da Ulbratech leva debate sobre inovação para o Exterior


O diretor da Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech), Márcio Machado da Silva, acompanhando o governador José Ivo Sartori, o senador Lasier Martins, o presidente da Federação de Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, e outras autoridades, partiu, na última segunda-feira, 15 de agosto, para uma missão do governo gaúcho na Argentina. O objetivo: estreitar laços de cooperação com o país vizinho.

A inovação e as parcerias científico-tecnológicas são parte importante da pauta da comitiva que, na manhã desta terça-feira, 16, participou de um reunião fechada com o secretário de Planejamento e Políticas de Ciência e Tecnologia do governo de Maurício Macri, Miguel Ángel Blesa, na sede do  Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, em Buenos Aires. Na ocasião, Blesa, que prometeu visitar o estado em breve, destacou a importância da proximidade territorial da Argentina com o Brasil, em especial com o Rio Grande do Sul, estado com o qual faz fronteira, para a consolidação de programas científicos bilaterais.

 Convidado enquanto representante da Ulbratech e da Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reginp), órgão que preside desde o início do ano, Machado avaliou de forma positiva o encontro, salientando a importância desta oportunidade para o amadurecimento dos ambientes de inovação gaúchos. "Excelente reunião. Tive a possibilidade de encaminhar demandas da Reginp e acredito que nossas propostas terão eco aqui na Argentina", comentou em sua página pessoal do Facebook, logo após o término da solenidade oficial.

 O dirigente e os demais membros da delegação participam de outros compromissos diplomáticos em solo argentino até a próxima quinta-feira, 18 de agosto, quando está previsto o regresso do grupo que, entre os seus quase 40 componentes, conta com representantes de entidades setoriais como Fecomércio e Sebrae e de outras duas Instituições de Ensino Superior.

A missão

A viagem começou a ser preparada pelo Governo do Estado em maio deste ano, após a visita oficial do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños, ao Rio Grande do Sul para tratar da reconstrução do Mercosul. Naquele momento, Magariños solicitou ajuda de Sartori para reativação econômica do bloco. Em julho, o tema foi pauta do encontro do governador com o ministro das Relações Exteriores, José Serra. A missão conta com o apoio da Embaixada brasileira na Argentina. 

Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602