Ulbra promove curso prático de busca de patentes


O Escritório de Projetos e Propriedade Intelectual da Ulbra, em parceria com Fulbra e a empresa Inovação em Marcas e Patentes (Inomap), promove o curso prático de Busca de Patentes na Plataforma do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A atividade acontecerá no dia 8 de novembro, das 14h30min às 16h, na sala 303 do prédio 14, no campus Canoas. O curso é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através do site escprojetos@ulbra.br.

O objetivo da aula é ensinar como deve ser conduzida a busca de patentes no INPI. "O inventor que souber fazer a busca saberá diferenciar o que é estado da arte, domínio público e aquilo que já possui direito, pois não é possível patentear algo que já existe e nem ferir o direito de alguém", explicou Giovane André Piva, sócio diretor da Inomap e palestrante do curso. "A ofertarmos esse conhecimento, estamos disseminando a cultura da inovação em nossa Universidade", complementou a gerente do Escritório de Projetos e Propriedade Intelectual, Soraia Girardi Bauermann. A Inomap está incubada na Ulbratech, no campus Canoas.  

Escritório de Projetos e Propriedade Intelectual
Inaugurado em maio de 2016, o Escritório de Projetos e Propriedade Intelectual da Instituição dá suporte técnico na captação, execução e controle de recursos provenientes de projetos com órgãos de fomento e contratos de parcerias com empresas. Localizado na sala 324 do prédio 14, no campus Canoas, o Escritório auxilia professores e pesquisadores de todas as unidades da Ulbra no Rio Grande do Sul na elaboração de novos projetos. 

André Bresolin
Jornalista