Ulbra Canoas sedia capacitação sobre gestão em ambientes de inovação


Mais de 40 gestores de incubadoras tecnológicas de todo o país e do estado norte-americano da Califórnia participaram, na manhã desta terça-feira, 6 de março, da conferência de abertura de uma capacitação sobre gestão da inovação, realizada no plenário do prédio 10 da Ulbra Canoas.

Promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o apoio do Sebrae e da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp), o workshop, que segue até esta sexta-feira, 9 de março, busca detalhar o processo de implantação de diretrizes do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne).

O conjunto de práticas voltadas ao fomento do empreendedorismo e do desenvolvimento científico e tecnológico é recomendado como sistema-modelo pela Amprotec e vem garantindo o sucesso de startups e empresas incubadas, conforme explica Marco Suassuna, instrutor do órgão regulador e conferencista convidado para a ocasião. "Atualmente, nós temos 20 incubadoras brasileiras reconhecidas com o certificado Cerne, o que é excelente, uma vez que estabelece um consenso sobre as melhores ações que devem ser tomadas para o amadurecimento dos ambientes de inovação", destacou Suassuna antes de iniciar uma atividade de nivelamento com os participantes.

Segundo o diretor da Ulbratech, Marcio Machado da Silva, a realização do encontro nas dependências da Universidade Luterana do Brasil não apenas garante visibilidade para a Instituição, como também fortalece o networking entre entidades e executivos envolvidos. "Conseguir realizar um curso desses aqui é sem dúvida uma conquista, pois é o reconhecimento de todo trabalho que já desenvolvemos há muito tempo", explica Machado que também é presidente da Reginp. "Hoje, todos os nossos parques associados contam com pelo menos um colaborador capacitado em Cerne, isso mostra a qualificação do Rio Grande do Sul neste cenário de inovação", garante o executivo.

Marcus Perez
Jornalista Mtb 17.602