Ulbratech recebe representantes do Parque Tecnológico Espaitec


A Rede Ulbra de Inovação recebeu, entre os dias 3 e 10 de março, o empresário espanhol Joaquín González Martínez, que, acompanhado do professor Pedro Segarra Cabedo e da diretora de Comunicação, Esther Ramo Tena, representaram o Parque Tecnológico Espaitec, da Espanha, em visitas a empresas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na busca de novas parcerias.

Na Ulbra Canoas, o grupo conheceu os empreendimentos que compõem o complexo da Ulbratech, participando de reuniões com empresários da EGSys, Avacon, OnTouch e UlbraTV para conhecer as tecnologias utilizadas no Estado e buscar oportunidades de negócios no mercado sul-americano.

Martínez há um ano fundou sua startup desenvolvendo produtos relacionados à Big Data e informações humanizadas e já atende marcas mundiais como Zara, Santander e Sodexo com oferta de soluções que auxiliam na tomada de decisões.

Márcio Machado da Silva, diretor de inovação da Ulbra, explica que o convênio firmado entre a Rede e o Parque, localizado na Universitat Jaume I de Castellón de La Plata na Espanha, promove a internacionalização. "O termo de cooperação assinado em 2016 possibilita o trânsito entre as empresas de ambos os lados, facilitando, assim, o contato com investidores, governos e a análise de mercado, auxiliando no estudo de viabilidade de projetos de operações em outro país sem custo com instalações pelo período de 90 dias", explica Machado, que estreitou laços com os espanhóis quando desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade onde estão sediados.

Sobre o resultado da visita, o diretor da Ulbratech se mostra otimista: "Quando se tem um convênio, estamos falando apenas em papéis. O grupo não conhecia o nosso potencial e ficaram impressionados. As agendas realizadas com os empresários possuem grandes perspectivas de fechamento de negócios. A metodologia de monitoramento de parques tecnológicos desenvolvida por mim na Startup Maturity Model (SMM) chamou muito a atenção do empresário que deseja retomar seu uso na Espaitec, local onde foi iniciada".

A tecnologia composta por cinco fases, idealizada por Márcio durante sua especialização na região de Valência, na Espanha, tem por finalidade o desenvolvimento de competências que o empreendedor necessita adquirir para seu crescimento, assim como a definição dos recursos que precisam ser ofertados pelo parque a este empresário. "A vinda de uma empresa do exterior para a Rede Ulbra de Inovação, interessada em utilizar a metodologia que trabalhamos, é uma possibilidade real de intercâmbio. Isto mostra que estamos aplicando um modelo capaz de atender padrões internacionais, o que para nós é motivo de muito orgulho", acrescenta Machado.

Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976