Startup Weekend Canoas mobiliza participantes em 54 horas de programação


Cinquenta e quatro horas de atividades, quarenta e sete participantes, vinte e oito ideias apresentadas, onze mentores, três jurados e quatro projetos contemplados compõem o saldo positivo da primeira edição do Startup Weekend Canoas. O evento, já consagrado como uma das mais importantes programações na área de inovação mundial, foi realizado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Parque Tecnológico Ulbratech.

Empreendedores, entusiastas e experientes mentores de novas companhias utilizaram a vivência e o aprendizado prático como ferramenta para a transformação de pensamentos em negócios, o que resultou no reconhecimento e premiação das ideias CAL -- Comunicação Alternativa, Prumo.com e MIGO -- Cuidar, proteger, amar como os grandes destaques da programação e a distinção oferecida à Unimais.

Márcio Machado, diretor de Inovação da Universidade Luterana do Brasil, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a relevância do encontro: "Espero que seja um evento turbinado e que todos aproveitem muito esta oportunidade desenvolvendo ideias empreendedoras e que daqui saiam grupos de trabalho para novas edições".

O cofacilitador Walter Sengik da Cruz foi o responsável pela sequência do cronograma, iniciado através de uma dinâmica que, já nos primeiros minutos de atividades, deu origem às equipes de trabalho da programação e eleição de líderes. "Foram 28 ideias apresentadas, mas, deste total, apenas sete foram escolhidas para ter continuidade durante a maratona", explicou o gerente da Incubadora Tecnológica Ulbratech Canoas, Alexandre Dias Ströher.

Resumo dos projetos

Os grandes destaques desta edição foram projetos voltados às áreas de acessibilidade, construção, pets e saúde, avaliados pelos jurados convidados: José Paulinho Brand, pró-reitor de Planejamento e Administração, Elias Graziottin, assessor de fundos de investimento do Badesul, e Marcos Negrini, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas.

A CAL -- Comunicação Alternativa, primeira colocada no ranking e premiada com um ano de incubação na Ulbratech Canoas, trabalha a ideia de um aplicativo que tem a missão de facilitar a comunicação de pessoas com deficiência. A segunda colocada, que leva como prêmio seis meses de incubação, aposta em uma plataforma que calcula os materiais necessários para uma obra, sem desperdício de tempo e dinheiro. Projeto escolhido para o terceiro lugar, MIGO, propõe uma plataforma virtual com carteira virtual e chip de rastreamento para pets. A menção honrosa entregue à Unimais foi conquistada em virtude da relevância do projeto, que consiste em um app que gera a ficha médica anterior de pacientes, o que possibilita aos médicos uma prévia das suas condições de saúde, principalmente em atendimentos de emergência.

Sobre o evento

O encontro, fruto da metodologia Google Entrepreneurs utilizada em mais de 100 países, acontece no formato de uma grande maratona de geração de ideias e parcerias, desenvolvida pela Techstars Brasil, organização dedicada ao fomento do empreendedorismo e à criação e fortalecimento das comunidades de startups em todo o mundo.  

O Startup Weekend propõe uma experiência única, onde empreendedores e aspirantes podem descobrir se suas ideias são viáveis através de uma estrutura básica onde qualquer pessoa é bem-vinda para expor seus pensamentos e receber feedback de outros participantes, já auxiliou na criação de aproximadamente oito mil novos negócios durante os eventos realizados em mais de cem países.  

Apoiadores da programação

O Startup Weekend Canoas contou com o patrocínio da Universidade Luterana do Brasil, Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech), Dasppet Produtos Veterinários, Rádio MIX FM, Bib's e Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), além do apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Mentores do Brasil e dos parceiros Sympla e LO Baptista Advogados. 

Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976