Mostratec 2018 inicia com participação da Ulbra


Nesta terça-feira, 23, a Fundação Liberato realizou a abertura da sua tradicional Mostra de Ciência e Tecnologia, a Mostratec. O evento ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro e reúne cerca de 40 mil pessoas durante os dias de programação. Nesta edição, que acontece na Fenac, em Novo Hamburgo, serão 640 projetos de pesquisa, realizados por jovens do ensino médio, técnico e fundamental.

A Ulbra, com seu estande de divulgação e por meio do Colégio Cristo Redentor, também está presente na edição deste ano. Os alunos vencedores da Expoulbra 2017 estão apresentando o trabalho Novas Descobertas sobre Energia Elétrica em um dos estandes da mostra internacional. O grupo, composto por cinco alunos do 4º ano do ensino fundamental, realizou um trabalho que visa conscientizar sobre a necessidade de reduzir o consumo de energia elétrica, de forma a poupar o meio ambiente e economizar dinheiro.

Além disso, a Universidade irá conceder uma bolsa de estudos integral para Curso de Pós-Graduação Latu Sensu EAD e também uma bolsa integral para o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Avaliadores designados pela Ulbra irão analisar os trabalhos e escolher os vencedores. A iniciativa faz parte de um convênio de cooperação entre a Ulbra e a Fundação Liberato.

Outro atrativo foi a presença de nomes importantes da educação estadual e nacional. O Ministro da Educação, Rossieli Soares, egresso do curso de Direito da Ulbra, compareceu à cerimônia de abertura. Junto dele, estava o Secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Ronald Krummenauer. Ambos tiveram a oportunidade de discursar aos presentes no ato. Além desses nomes, vale destacar o comparecimento de Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo, cidade que recebe o evento. Ela também falou ao público que passava pela Fenac.

Vestibular 2019, Ulbratech e Nordics

Com estande próprio na Mostratec, a Universidade utilizou o espaço para divulgar o vestibular de verão, a sua Rede de Inovação (Ulbratech) e o projeto de extensão Nordics. O objetivo era dar maior visibilidade às iniciativas e atrair novos potenciais alunos, empreendedores e pesquisadores. Cards dos cursos de graduação estavam sendo distribuídos, juntamente com materiais explicativos sobre as bolsas e os financiamentos que os estudantes podem ter acesso ao optarem por ingressar na instituição.

Alexandre Stroher, Gerente da Ulbratech Canoas, esteve presente para disponibilizar 3 vagas de pré-incubação, que consiste em monitorias, assessorias e treinamentos para desenvolver a modelagem do negócio, e também conversar com os potenciais empreendedores interessados em entrar no mercado de startups. Ele explicou como é realizado o processo de premiação dos projetos. "Fazemos uma avaliação prévia, dentro das áreas prioritárias do Parque, e aqui na Mostratec realizamos uma entrevista para ver a questão comportamental, para saber se há a intenção de tornar o projeto em um negócio", contou.

O que disseram os representantes da educação no estado e no país

Principal autoridade nacional presente no evento, o ministro da Educação do Brasil, Rossieli Soares, anunciou medidas efetivas para que mais escolas e institutos federais participem da Mostratec. "Vamos garantir o apoio do ministério para a próxima edição. Ainda neste ano, iremos disponibilizar 200 mil reais e também um recurso específico para trazer todos os Institutos Federais do Brasil para participarem da Mostratec do ano que vem, garantindo que ao menos uma equipe por unidade esteja aqui em 2019", confirmou a autoridade durante o discurso.

O Secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Ronald Krummenauer, ressaltou a importância de inovar na área da educação, principalmente na formação de alunos que estejam aptos a trabalharem com as novas tecnologias e recursos de aprendizagem deste século. "Estamos vivendo uma revolução tecnológica, digital e científica, com novos conceitos, práticas e metodologias. Neste ambiente, com todos esses desafios que estão presentes, se exige um cidadão com perfil global, empático, engajado e consciente, que compreenda os contextos mundiais", disse o maior nome da pasta no estado.

Para quem se interessar em visitar, a feira estará aberta ao público das 13h30min às 21h, entre 23 e 25 de outubro. A entrada é franca. Mais informações em www.mostratec.com.br.

Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS