Ulbratech Canoas firma parceria com Costa Wieck Advogados


O escritório Costa Wieck Sociedade de Advogados é o mais novo parceiro da Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech) no Rio Grande do Sul. O contrato prevê a prestação de assessoramento jurídico para as startups incubadas no Parque Tecnológico da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas. 

A sociedade, que conta com profissionais especializados para o atendimento de empreendedores interessados nessa nova economia, tem como próximo passo a prestação de serviços de Coaching Empresarial. 

De acordo com Márcio Machado da Silva, diretor de Inovação da Universidade e da mantenedora Aelbra, esta parceria faz parte do projeto da nova estrutura curricular da Universidade, fortalecendo o papel da Ulbratech que, até então, dentro da Instituição, sempre esteve relacionado às empresas. 

"No decorrer do último ano, temos participado ativamente do processo de Reestruturação Pedagógica dos cursos da Ulbra e é muito importante para nós que uma graduação nada tecnológica, como é o caso do Direito, da área de Ciências Sociais, esteja começando a enxergar o empreendedorismo e a inovação como itens que atendem esta permissa da Universidade de tê-los como pilares no processo de educação. Criamos, então, este link que possibilita que todos os seus alunos passem por uma experiência empreendedora, atendendo startups que estão iniciando e são carentes desta estrutura e também permitindo aos acadêmicos enxergar uma oportunidade de empreender nesta área", o diretor.

Para Machado, que também é professor, além do atendimento às empresas, na prestação de um importante papel social para os empreendedores que estão iniciando e precisam de apoio jurídico, a ação também agregará conhecimento nesta nova área, que é o Direito das startups. "Assim, além de aprender, o acadêmico terá despertada em si a curiosidade e o interesse em empreender", finalizou o docente.

Tecnologia e inovação no Direito

O pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, destaca este processo como natural, dentro da nova Missão da Universidade, de ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. 

"Nós precisamos que o aluno, durante a graduação, tenha mais contato com os problemas e as práticas da sua profissão. A parceria da Ulbra com a Costa Wieck Advogados permite a criação do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) chamado Startup do Direito, onde o acadêmico poderá ter durante o curso uma maior experiência na sua área de atuação junto às empresas instaladas no Parque Tecnológico da Ulbratech Canoas", ressalta o pró-reitor. 

O PEI permitirá ao futuro profissional de Direito atuar como resolvedor de problemas junto aos empreendedores da Rede Ulbra de Inovação, auxiliando na elaboração de contratos, adquirindo experiência nesta área de assessoramento e desenvolvendo essa competência durante o seu processo de aprendizagem. 

O novo parceiro

O escritório que atua com foco empresarial há mais de 15 anos na cidade de São Leopoldo vêm se especializando no atendimento de startups.

"No primeiro contato com as empresas realizamos um diagnóstico inicial para saber em que nível jurídico elas estão. Nesta etapa avaliamos o contrato social, se está tudo registrado, formalizado. E, uma pergunta fundamental: se já foi feito um acordo de sócios", explica o advogado George Daudt Wieck, sobre as primeiras orientações passadas aos assessorados.

As mudanças são sugeridas pelos especialistas após a análise documental, cabendo aos empreendedores à decisão de colocá-las em práticas. "Estas questões não são impeditivas da empresa funcionar, tanto que eles já estão no mercado. A questão é que a maioria delas tem por objetivo atrair investidores, por isto estar com a formatação jurídica bem definida torna-se um diferencial. Startups para investir existem muitas, então isto é o que diferencia uma da outra. Chegar para uma rodada de investimento com uma roupagem jurídica bem feita, organizada, te diferencia do teu concorrente que está ali em busca do mesmo investidor", acrescentou Wieck.

Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976