Ulbra Canoas recebe visita da cônsul geral dos Estados Unidos


Nesta segunda-feira, 19, representantes do consulado norte-americano no Rio Grande do Sul estiveram no campus da Ulbra Canoas. A visita foi programada pela Assessoria de Relações Internacionais da Universidade, visando ampliar ações de internacionalização da Instituição. Estiveram presentes o reitor Ricardo Willy Rieth, os pró-reitores José Paulinho Brand e Pedro Hernández, o diretor do campus, Leonardo Haerter dos Santos, e a assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, que organizou a reunião e acompanhou os convidados pelas instalações.

A visita da cônsul geral Julia Harlan e sua equipe começou com uma reunião pautada pela intenção das partes em realizarem trabalhos conjuntos. Acompanhada do cônsul para Relações Públicas e Imprensa, John Jacobs, e da especialista em Relações Públicas, Marianne Behs, a comitiva se mostrou aberta a parcerias, principalmente em temas relacionados ao estudo da língua inglesa, intercâmbios, desenvolvimento de inovações tecnológicas e empreendedorismo. "Nós temos programas de intercâmbio, eventos e outras possibilidades para trabalharmos juntos, para aumentar a relação entre os Estados Unidos e Canoas, por meio da Instituição", destacou a cônsul.

Em visita ao prédio da Ulbratech, John Jacobs se mostrou interessado em parcerias com o parque tecnológico, a nível estadual e nacional. Segundo ele, "é de interesse norte-americano que haja um intercâmbio maior entre empresas do país e startups brasileiras". Ele e seus colegas escutaram atentamente a apresentação da iniciativa por meio de conversa com o diretor de Inovação da Ulbra, Márcio Machado. O CEO da Ulbratech reforçou o interesse em trabalhar em conjunto com os estadunidenses e lembrou que "já há um processo parecido acontecendo entre a Instituição e iniciativas similares em Valência, na Espanha".

Além de conhecerem os escritórios e a estrutura do prédio, os cônsules visitaram a Ulbra TV, a Rádio Mix, a Gerência de Marketing da Aelbra e a Capela Universitária.

Visita é importante passo no processo de internacionalização

Apesar de ser uma primeira conversa com o consulado dos Estados Unidos, o reitor Ricardo Willy Rieth considerou positiva a vinda do grupo norte-americano ao campus. "É de extrema importância estabelecer relações com os Estados Unidos, pois é uma das grandes nações do mundo. Essa possibilidade se amplifica com a presença de um consulado em Porto Alegre e essa visita é uma oportunidade de conhecerem a nossa estrutura e verificar de que forma podemos apoiar e, principalmente, trocar experiências de inovação e conhecimento entre estudantes, docentes e pesquisadores norte-americanos e brasileiros", ressaltou.

A busca por parcerias internacionais, de acordo com a assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, tem sido pauta constante desde a reestruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional. "Nós temos trabalhado com alguns consulados e feito essa aproximação. A partir desse primeiro contato, com o apoio das ações conjuntas entre a Universidade e os países, isso vai nos auxiliar nessa trajetória de internacionalização. É algo que vem sendo pensado gradualmente, um passo de cada vez, de maneira sólida", destacou a profissional que tem conduzido o processo.

Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS