Empreendedorismo em discussão na Ulbra


Um espaço para a disseminação de ideias e informações sobre empreendedorismo, com estímulo à reflexão e a participação de especialistas em administração de empresas e empresários, é a intenção do 2º Seminário de Empreendedorismo, que abriu oficialmente na noite desta terça-feira, 14 de junho, no campus Canoas da Ulbra. O evento é uma realização do curso de Administração da Universidade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) de Canoas e do Sebrae. As atividades do Seminário acontecem até quarta-feira, 15 de junho, com inscrições livres para palestras e oficinas pelo link canoas.rs.gov.br\sites\empreendedorismo.

O gerente regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae, Marco Aurélio Copetti,  abriu o evento lembrando que todos devem pensar em empreendedorismo se quiserem pensar no Brasil como um país de futuro. "Temos que sair do quadro de um país onde a cada dez empresas que abrem, cinco fecham em menos de cinco anos. Temos que participar de eventos como este, discutir cenários, ferramentas, ampliar nossa educação empreendedora", reforçou.

Após saudar todos os presentes, o vice-reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, destacou a necessidade das conexões para a aplicação do conhecimento. "O conhecimento só passa a ter valor com a integração, a conexão entre as pessoas. É assim na educação e também no empreendedorismo", afirmou, após citar o exemplo da compra da rede LinkedIn pela Microsoft, no valor de US$ 26,2 bilhões. A empresa, com atuação de 13 anos no mercado, tem o seu valor agregado aos 433 milhões de profissionais conectados no mundo. A vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, afirmou que ser inovador e empreendedor significa também ser destemido. Como exemplo de inovação, lembrou do início das obras do Aeromóvel, que vai beneficiar 70 mil pessoas por dia, e que será ampliado até a Ulbra.

O Seminário contou também com estudos de caso, que seguiram de participação do público com questionamentos. O professor da Ulbra Jefferson Cunha mediou as apresentações de Rodrigo Farias, presidente da Casabem, que falou sobre Redes de Cooperação, Fábio Pereira, um dos franqueados da Cacau Show, que utilizou seu case para falar sobre Franquias, e Cícero Rolim, da Aeroli.to, que tratou sobre Empreendedorismo Digital.

Oficina Pitch foi destaque nesta terça-feira

Entre as diversas atividades sobre o tema empreendedorismo realizadas ao longo desta terça-feira, o gerente da Incubadora Tecnológica Ulbratech, Alexandre Dias Stroher, palestrou sobre Pitch: Comunicando Negócios. A oficina contou com prática de processo criativo até o entendimento do conceito de Pitch, uma técnica de apresentação de uma ideia ou negócio em uma fala concisa que pode durar de 30 segundos a dois minutos, no máximo. Pitch, derivada de Elevator Pitch, é uma expressão inglesa que refere-se a uma curta apresentação de vendas. Tão curta e objetiva que pode ser feita durante uma subida ou descida de elevador.  

Nesta quarta-feira, 15 de junho, a palestra Empreendedorismo Social de Daniel Mattos, criador do Smile Flame, encerra o evento na Ulbra. Mattos elabora e executa o que ele diz que são projetos do bem. Segundo o empresário, é uma fábrica de sonhos impossíveis, com a missão de impactar positivamente a sociedade através de projetos divertidos e descontraídos. Saiba mais sobre o palestrante e o seu projeto inovador. Clique aqui

Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772