Gestores de incubadoras tecnológicas, membros do poder público municipal e autoridades da mantenedora - Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e demais mantidas de todo o país participaram, na noite de quarta-feira, 31 de Emilio de Inovação - Ulbratech. O evento, realizado no auditório da Unidade Canoas, no prédio 16 do campus universitário, reuniu os colaboradores e diretores das empresas incubadas.
Aelbra
Na ocasião, o diretor de Inovação da Aelbra / Ulbra, Márcio Roberto Machado da Silva, apresentou dados sobre a Rede e lembrou momentos da trajetória em 2011, dentro da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, e consolidou em 2012 , com uma inauguração do primeiro Parque Tecnológico Ulbratech. “Ao longo do tempo, trabalhamos com o objetivo de melhorar a capacidade de desenvolvimento do projeto. Hoje, além de incorporarmos as unidades integradas na operação dentro da direção da Aelbra, temos uma direção consolidada para a realização de uma rápida expansão dos negócios da empresa. Rede. “Quando tiramos esse sonho do papel, há cinco anos, não imaginávamos que ele poderia ser sujeito tão rápido. Atualmente, este é um bom momento, nosso trabalho está sendo desenhado e reconhecido nacional e internacionalmente e são os mais procurados pelos parques tecnológicos para inovar ”, pontuou o diretor.
Reitoria
O reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Marcos Fernando
Ziemer, enfatizou a importância da integração entre inovação, ensino e
pesquisa. “A nova Missão da Ulbra, apresentada no novo Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI), é ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora.
Esse objetivo tem tudo a ver com a proposta do Parque, que é um ambiente
riquíssimo para que professores e alunos, com o apoio do poder público, possam
colocar em prática os seus conhecimentos”, destacou Ziemer. Um sentimento
compartilhado pelo presidente da Associação Educacional Luterana do Brasil
(Aelbra), Paulo Augusto Seifert. “Tradição e inovação são características de
uma universidade. Por isso, nada melhor do que dentro de suas instalações
proporcionar os devidos espaços para o desenvolvimento tecnológico e
científico”, complementou Seifert. Em uma segunda etapa, ocorreu da palestra de
Jorge Audy, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de
Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e convidado especial da noite.
Ulbratech
A Rede Ulbra de Inovação é uma rede que integra os projetos de sistemas tecnológicos, as empresas e os programas de cooperação científica e tecnológica entre empresas e universidades nacionais e internacionais, formando uma rede de cooperação denominada Ultratech, que objetiva o desenvolvimento de search, development and innovation between parties involved, using-se structure of shared, both of laboratories by the personnel technical and administrative.